Resenha: A Culpa é das Estrelas




Informações
Título: A Culpa é das Estrelas
Autor (a): John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 283

Sinopse: A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.


 O que falar sobre A culpa é das estrelas? Tem livros que são tão mágicos, surreais, encantadores e outros tantos adjetivos que ficamos sem saber como colocar a nossa opinião sobre eles.É assim que me sinto em relação a esse fantástico livro. Nunca havia lido nenhuma obra do John Green até conhecer a culpa é das estrelas. Confesso que no começo tive um pouco de medo de ser mais um clichê de um personagem que tem câncer e conhece alguém se apaixona e no final morre.



 O livro me prendeu desde as primeiras paginas, quando a Hazel a personagem principal, que sofre de metástase nos pulmões relata sobre o grupo de apoio a crianças com câncer ao qual a sua mãe faz tanta questão que ela participe. O legal é que a personagem da Hazel teria todos os motivos do mundo para ser uma garota mal humorada, que reclama da vida, pois enfrentar um câncer desde muito nova é uma barra, porém mesmo passando por tudo isso a Hazel consegue ter um senso de humor tão aguçado que me fez rir em vários momentos.

 Em umas das reuniões do grupo de apoio a Hazel acaba conhecendo o Augustus (Gus) um garoto de 18 anos, que já teve câncer nos ossos e acabou perdendo uma das pernas, mas conseguiu se curar da doença. Uma bela amizade cresce entre esses dois, assim como uma linda estória de amor.

O que mais me surpreendeu nesse livro é que não se trata apenas de um romance onde são trocadas juras de amor e beijos, trata-se de algo mais profundo, amor genuíno aquele que suporta o outro nas suas dificuldades, que apóia que esta junto quando o outro mais precisa, e que ama mesmo que o outro tenha tantas fragilidades e “imperfeições”.

 A culpa é das estrelas é aquele tipo de livro que faz você repensar a sua vida os seus conceitos e até as suas prioridades. É um livro sensível e brutal em medidas precisamente iguais. Me fez rir e chorar litros ao mesmo tempo. Extremamente surpreendente e irreverente.

 É uma leitura que flui de forma natural você não sente vontade de parar de ler até terminar. O autor foi muito feliz nessa obra, pois é um livro que realmente consegue cativar e prender o leitor. Livro recomendado a todos que desejam ter uma leitura ao qual muitos sentimentos serão aflorados ao mesmo tempo.

Quotes

 “Alguns infinitos são maiores que outros.” 

O importante não é o que as vozes estão dizendo, mas o que as vozes estão sentindo.

Sem comentários:

Enviar um comentário